Tentando manter as boas tradições

sábado, 25 de novembro de 2017

javali / dispensa cheia

 Resultado de imagem para java porco
um animal a ser temido amado e odiado  este e o fardo do javali e seus descendentes e ramificações 
 responsável por destruir nascentes predar ovos de aves e devastar plantações .
ele tem tudo para ser odiado por toda a nação . mas também vem fazendo surgir uma paixão em muitos a caça e e desta que vou falar aqui.
 o bicho tinhoso e matreiro e pra muitos uma desculpa pra refazer as pazes com o campo e suas tradições : seja com cães ,na espera ou com gaiolas toneladas deses animaizinhos que podem chegar facilmente a 250kg são transformados em carne no territorial nacional toda semana .
  no futuro próximos irei ensinar de forma simples algumas técnicas que uso para fazer o controle populacional deses demônios/anjos  na propriedade da minha família .
 hoje e so como preparar as carnes comservadas do bicho pra enche a dispença .

 bacon:

Resultado de imagem para baconcaseiro

Ingredientes

1 kg de barriga de javali sem pele
Para cada quilo de carne, respeite estas proporções:
150 g (15%) de sal marinho e 75 g (7,5%) de açúcar – ou 2 colheres (sopa) de açúcar

Modo de fazer


  1. Coloque a barriga de porco sobre uma tábua e seque-a com papel-toalha. Misture o sal, o açúcar e os temperos. Esfregue a mistura na peça, certificando-se de que não há fissuras (cortes profundos que podem comprometer o processo de salga). Transfira-a para um saco plástico e despeje ali a mistura de sal que sobrou na tábua. Pressione o saco para extrair o máximo possível de ar do seu interior e feche bem.
  2. Coloque o saco em um prato não metálico. Armazene-o na parte de baixo da geladeira por cinco dias, virando-o uma vez por dia.
  3. Depois desse período, tire o bacon do saco e lave-o bem em água fria. Seque-o com papel-toalha e coloque-o  para defumar  . Corte em fatias finas antes de fritar .

lombinho canadense :

dai e  fazer o mesmo que tu fez com o com o bacon  .obs: tem segredo não em geral as proporções são as mesma para todos os cortes  e o tempo de defumação varia conforme o gosto  

 carne de lata : 

Resultado de imagem para carne de lata
Ingredientes:
  • 05 kg de banha de porco.
  • 04 kg de pernil  de javali em cubos de 3,0/3,0 cm.
  • Sal e pimenta.

Modo de preparo:

  1. Tempere a carne com sal e pimenta.
  1. Coloque a gordura em um tacho e frite a carne devagar até que fique dourada, acondicione ainda quente em uma lata e certifique-se de que a banha cubra todos os pedaços de carne. 

ta ai duas receitas fáceis de se preparar mas observa-se que por ter o gosto um tanto característico e normal que alguns não aprovem ,eu particularmente amo inclusive vou ficar devendo a a receita de linguiça pois esta tenho que roubar da minha mãe mas garanto que vcs nao iram se arrepender de experimentar a carne desses animaizinhos. rsrsrs 

ass. Bruno  armonca


quem sou eu

 Meu nome e Bruno yam ,  nascido 03/08/94  (caçula mais velho de uma família de quatro filhos , sim tenho um irmão gêmeo ) advindo de famílias pioneiras tanto de lado de pai quanto de mãe . nascido e criado em uma fazenda requisitada , comprada e registrada  no ano de 1889 pelo meu tetra avo Ananias david um dos primeiros a colonizar a região onde hoje fica o município de alto Araguaia.     Criado na larga como se diz andava só de cueca ate os 5/6 anos de idade (e ainda tinha coragem de não querer tomar banho).em uma casa simples de tabua (meu pai como ser que honra as calças que usa preferi-o morar em uma tapera e a reconstruir com a ajuda de minha mãe a morar na casa dos pais) e la menino que dava conta de dar birra tinha que da conta de cumpri com suas tarefa foce ajudando no curral ou tratando e juntando ovo das galinha (minha mãe chegou a ter mais 100 caipirinha no quintal). todos os quatro filhos foram pra escola já alfabetizados , e minha mãe doente com hepatite C cuidava da casa  e ainda costurava para fora, mantinha uma horta de 2 litro (1.210 metros quadrados)  pra poder complementar a renda que meu pai obtinha com o gado .
 diverçao pra nos (os filhos) era pesca lambari,traíra nas grota catar fruta no cerado(mama cadela, gabiroba, boca boa, mutamba, gravata, articum etc..) e caçar passarinhos pra fazer farofa escondido da mãe rsrsrsr.
vizinho mais próximo ficava uns quatro quilômetros ( e nos ia a pé ou de bike pra brincar na casa deles e vice e verça ) e pra nois pedir a benção era obrigação independente de ser  mesma raça ou não.
  dese jeito fui criado ate os 17 anos quando entrei na faculdade de direito em rondonopolitanos ( 200km de alto Araguaia ) desisti do curso no 8 período quando não aguentava de saudade da vida no campo .
depois desse ocorrido acabei por matar a saudade morando e trabalhando na propriedade da família por 3 anos ate novamente passar em um vestibular e vir a cursar o curso de zootecnia na universidade estadual de goias em São luis de montes belos -GO.
Com o passar dos anos algumas atividades e paixões foram adquiridas .muitas delas graças a um grande mestre e homem hoje já falecido Paulo fulo homem simples que foi conselheiro e professor dos caminhos da auto-suficiência e tradições mateiras .
 e neste irei contar  algumas das minhas aventuras e projetos.





   obss: pode me chama de armonca mes